Blog

O CHÁ TEM CAFEÍNA?

O CHÁ TEM CAFEÍNA?

O CHÁ TEM CAFEÍNA? ESTA É UMA PERGUNTA QUE MUITOS APRECIADORES DE CHÁ COLOCAM!

Uma dúvida que surge muitas vezes entre os apreciadores de chá é se o chá tem Cafeína ou Teína. Na realidade, apesar de durante muito tempo se pensar o contrário, a substância é a mesma nas duas bebidas, no chá e no café, o que nos leva a afirmar que o chá tem sim cafeína.

A designação Teína, regularmente associada ao chá, surge como intenção de diferenciar esta mesma substância (cafeína) presente no café e no chá, no entanto não é de todo errado dizer que o chá tem cafeína ao invés de teína.

Note-se que chá corresponde à bebida que é feita a partir da planta da Camellia sinensis.

 

ONDE ESTÁ PRESENTE A CAFEÍNA?

A cafeína é popularmente conhecida pelo seu poder estimulante. É então encontrada sob forma natural nas folhas, sementes e frutos de mais de 60 plantas. Entre as quais as mais conhecidas são:

• Folhas da planta de chá, Camellia sinenssis

• Noz-de-cola

• Grãos de café

• Grãos de cacau

• Erva de Mate Verde

 

CHÁ OU CAFÉ! QUAL DELES TEM MAIS CAFEÍNA?

Embora uma folha de chá contenha mais teína que uma igual proporção de café, o certo é que para preparar um chá é necessária menos quantidade, razão pela qual tem menos substâncias ativas estimulantes que uma chávena de café.

Será então o processo de oxidação do chá que vai influenciar o aumento do teor de cafeína presente no chá. Esta é a causa pela qual o chá verde tem uma escassa concentração de cafeína, uma vez que a sua percentagem de oxidação é inexistente ou quase nula.

• Uma chávena de café possui de 60 a 120 miligramas de cafeína

• Uma chávena de chá preto de 25 a 100 miligramas de cafeína

• Uma chávena de chá verde contém de 10 a 15 miligramas de cafeína

 

COMO SE MANIFESTA A CAFEÍNA NO NOSSO ORGANISMO?

A cafeína presente no café age de forma explosiva e rápida. Proporciona a quem a consome um pico de energia quase instantâneo, evitando o cansaço e a sonolência e convidando à atividade física. Este efeito, apesar de instantâneo é também pouco duradouro. Pelo contrário, a cafeína presente no chá tem um efeito mais suave mas duradouro no tempo. É recomendada para agilizar e aguçar todos os processos mentais, potencia a memória e incrementa o nível de atenção.

Chai tea_chá preto

Hoje sugerimos-lhe um Chá que produz um efeito estimulante e revigorante quase que imediato, o Chai Tea. Este Blend de chá preto aromatizado, de sabor intenso com um ligeiro travo a picante, vai lhe proporcionar uma sensação de bem-estar. Se a noite foi mal dormida ou se o dia foi exaustivo e precisa de uma ajuda extra…Este é o chá a tomar! 

 

CONHEÇA MAIS SOBRE ESTE CHÁ NO LINK ABAIXO

https://www.lojadochamadeira.com/product/chai-tea